terça-feira, 22 de abril de 2008

Paulo Pobre

Paulo pobre

Paulo, pobre, preto

Pedreiro, pobre

Pedindo pão, pinga

Paulo patriota

Pagando promessa.

Paulo, pobre, pacato

preto, pedreiro

Pagando promessa

Pedindo pão, pinga.

Paulo pintor parado

Ponto pequeno,

Proletariado.

Paulo passado

Prometendo pagar

Preces, pensamento

Pular, pecar.

Perdendo poder

Patriotismo

Perdendo pátria

Pronto pra prisão.

Pedindo perdão

Perigo, procedente

Piegas

Pedindo passagem

Pulando ponte

Paulo pagando

Prometendo pagar

Pecando

Paulo procedente piauiense

Ponto populacional paulistano

Passando piche

Pintando porta

Paulo pirado

Perdido.

Gilberto da Silva

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Casa na Ilha


Próximo ao farol,
a barra, a terra, o sol iluminando uma bela paisagem.
A praia, as pessoas atentas, belezas ao céu que azul, nuvens claras transmitem saudade.

sábado, 19 de abril de 2008

Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível

Publiquei no site da P@rtes em 2005 um artigo de  Josélia Gomes Neves, professora da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Ji-Paraná. Republiquei novamente pela pertinencia do texto que pretende estabelecer uma reflexão sobre a "população tradicional identificada como ribeirinha, povos habitantes da Amazônia, articulando a sua existência a possíveis alternativas de desenvolvimento, considerando o contexto em que estão inseridos e do que é possível produzir, num processo que leve em conta a sua relação com a natureza".
O artigo da professora merece ser lido à luz das várias besteiras que se falam pela mídia sobre os povos ribeirinhos e refletir "paulofreireanamente" sobre o "oprimidos" que não são ouvidos como fontes para a realização das máterias quer inundam nossoa jornais.
Leia o artigo na íntegra em: Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dando nomes aos...

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA promete divulgar no dia 23 de abril de 2008 o relatório apontando os nomes das 100 maiores indústrias emissoras dos gases geradores do efeito estufa do Estado de São Paulo. O anúncio será feito pelo secretário Xico Graziano durante a reunião do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente. O encontro, previsto para ter início às 9h, na sede da SMA, em São Paulo (Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 - Alto de Pinheiros), contará com a presença do idealizador do inventário, o ex-secretário do Meio Ambiente José Goldemberg, e do presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Fernando Rei.


A identificação preliminar das indústrias com maior potencial de emissão do CO2 (dióxido de carbono de origem fóssil) no Estado foi obtida a partir da aplicação dos critérios para avaliações das emissões de CO2 do Intergovernmental Panel on Climate Change - Guideline for National Greenhouse Gas Inventories - IPCC/2006 e da Diretiva da Comunidade Européia, de 1996, sobre a base de dados dos empreendimentos licenciados pela CETESB.

terça-feira, 15 de abril de 2008

mapeamento socioambiental

Estudo inédito realizado por pesquisador da PUC-SP revela que o mapeamento socioambiental ajuda a entender epidemias virais em países tropicais. O estudo afirma que a intensa degradação ambiental provocada pelo homem nesses locais afeta especialmente as florestas tropicais, portadoras da maior biodiversidade do planeta. Sua devastação compromete o equilíbrio e a evolução ambiental local. Esse cenário, no Brasil e no exterior, somado às precárias condições de vida de parte significativa das populações que os habitam estão favorecendo o reaparecimento e a difusão das chamadas "doenças tropicais", como a febre amarela e a dengue hemorrágica no Brasil.

O estudo, tese de doutorado, mostra que as alterações ambientais e as condições socioeconômicas das áreas tropicais estão relacionadas à epidemia de doenças tropicais como a dengue hemorrágica e a febre amarela.

Intitulado As Áreas Tropicais Úmidas e as Febres Hemorrágicas Virais - Uma Abordagem Geográfica na Área Ambiental e de Saúde, a tese foi defendida em 2007 pelo professor do Departamento de Ciências do Ambiente da PUC-SP, Paulo Roberto Moraes.

Mais informações com Prof. Paulo Roberto Moraes, pelos telefones e-mail prmoraes@uol.com.br.

22 de abril, Dia Internacional da Terra

2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra. O que temos feito para preservar e conservar?

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Debatendo os desafios da educação ambiental

SATO, Michèle. "Debatendo os desafios da educação ambiental". In I Congresso de Educação Ambiental Pró Mar de Dentro. Rio Grande: Mestrado em Educação Ambiental, FURG & Pró Mar de Dentro, 17-21/maio/01.
RESUMO
Ao discutirmos sobre os desafios da Educação Ambiental (EA), inevitavelmente tratamos dos processos de avaliação de suas trajetórias. Tentando romper com a linearidade que determina a maioria das comunicações em EA, mostrando seus frutos, em detrimento de seus obstáculos, este texto busca um diálogo epistemológico que reinvente a EA, em uma perspectiva de construção-desconstrução, para superarmos determinadas dificuldades e utilizar-se da criatividade para ousar novas trajetórias. Nossa análise não é a tradicional metodologia de encontrar "certo e errado", muito menos de "culpados e inocentes", mas circunscreve-se na necessidade de reconhecer a limitação das potencialidades da EA. Abandonando os extremos de "ufanismo-conformismo" ou do "pessimismo-otimismo", visamos gerar um pequeno mal estar, para que a partir da crise gerada, possamos superar os conflitos. Embora as dificuldades sejam muitas, ancoraremos nossas reflexões na: a) a importância da compreensão política da EA e suas representações; b) na falácia do "desenvolvimento sustentável" e nas novas formas de superação; c) na dificuldade do trabalho em equipe, mas na riqueza dos processos de co-educação; d) na importância de um currículo fenomenológico que potencialize a escola como produtora das manifestações culturais; e) da necessidade de introduzir a EA na educação inicial e continuada; e finalmente, f) na fundamentação da pesquisa, como estratégia de compreensão adequada aos caminhos e trajetórias da EA.
Palavras-chaves: desafios da EA; espaços escolarizados; movimentos sociais e EA; processos interdisciplinares; pesquisa em EA.

Confira o texto na íntegra em:
http://www.partes.com.br/meio_ambiente/educacao.asp