terça-feira, 10 de novembro de 2009

A pedagogia de saias curtas

Tudo o que presenciamos nos últimos dias envolvendo uma estudante de Turismo de uma universidade paulista por ter ido a aula de mini-saia, demonstra o grau em que se encontra o sistema educacional brasileiro. Triste sinal.


No caso paulista, a turba foi instalada. E instada para uma fúria taliban. Ação descordenada, intolerável e injustificada. Até babaca, diriam outros. Burca para todas? Nada justifica tal ação, nem com uma "p..." (a palavra mais ouvida nos vídeos sobre o episódio) como alguns gostariam de justificar. A hipocrisia perambulou pelo campus. E quase não quis sair. Nada de títulos e diplomas: o culto ao corpo é uma faca de dois gumes.... Momento de imbecilidade. “A atitude provocativa da aluna resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar" registrou o lamentável comunicado da instituição publicado nos jornais paulista. Um erro corrigido, mas não a tempo de evitar o estrago.


Como era de conhecimento da instituição, segundo a própria nota divulgada nos jornais, a escola deveria ter repreendida a aluna antes do episódio. Fosse o problema a postura da aluna a instituição, seus coordenadores, professores e administrativos já deveriam te-la chamado para uma advertência e posteriores ações disciplinares. Postura. Posturas... Postura que faltou a todos. Bastaria repreendê-la pelo traje... Talvez. E a advertência não basta (nem bastaria?) ser verbal...


A Sociedade do Espetáculo se dá desta forma possibilitando a algum ator trabalhar em cena... E os novos atores sempre entrando em cena... A imprensa não pensa que ela é coitadinha (como muitos preconizam), apenas explora as dimensões do fato. Na mídia a turba ganhou dimensão. Os celulares viraram arma. Se nada fosse gravado e levado ao mundo virtual o fato não passaria de um episódio localizado de intolerância e humilhação


A obrigação de uma universidade é estar presente em todos os momentos do processo educacional. É formar valores! E os nossos valores estão deturpados, violados. Todos os envolvidos na questão, antes de atirarem a primeira pedra, deveriam refletir sobre o papel da educação: tolerância, respeito, reciprocidade, limites, valores, cordialidade, bom senso e etiqueta. A pedagogia, no caso "taliban" foi pego de calças curtas.

Sem comentários:

Enviar um comentário